segunda-feira, 24 de março de 2008

A Construção Social da Realidade em Peter Berger e Thomas Luckmann

Peter L. Berger é professor de Sociologia na Rutgers University de New Brunswick (N.J.). É autor do livro Perspectivas Sociológicas (Vozes, 1972), Um Rumor de Anjos (Vozes, 1973) e de vários outros.

Thomas Luckmann é catedrático de Sociologia na Universidade de Frankfurt. Escreveu Das Poblem der Religion in der modernen Gesellschaft e, juntamente com Alfred Shultz, Strukturen der Lebenswelt.

Em A Construção Social da Realidade, os autores abordam, numa perspectiva humanística e com grande poder de síntese, o tema que - a partir de Max Scheler e Karl Mannheim - se designa por sociologia do conhecimento. É uma subdisciplina sociológica que tem vindo a assumir importância cada vez maior no campo das ciências sociais. Após uma introdução de caráter geral, os autores desenvolvem em 3 capítulos os alicerces do conhecimento da vida quotidiana (A realidade - A interação - A linguagem e conhecimento na vida quotidiana), a sociedade como realidade objetiva (Institucionalização - Legitimação) e a sociedade como realidade subjetiva (A interiorização da realidade - A interiorização e a estrutura social - Teorias sobre a identidade - Organismo e identidade). Na conclusão os autores põem em confronto as implicações geradas entre a sociologia do conhecimento e a teoria sociológica.


No capítulo 1 (aula 3), os autores apresentam a realidade da vida cotidiana como objetivada e subjetivada, aqui e agora, como uma interação, como um conhecimento do senso comum, repleta de significações, como uma transição e ao mesmo tempo natural.

Nas interações do cotidiano, a face a face é a que representa a objetivação, através da expressão e da linguagem - uma forma de participar, de se localizar e de gerar identidade.

Nenhum comentário: