
Williams operou suas reflexões tomando como referência a classe trabalhadora concreta, cooptada pelo consumo fácil de mercadorias para as “massas”. Ele tentou entender o capitalismo em movimento e traçar uma reflexão pautada em um marxismo também em movimento. Ele tenta refazer o caminho da teoria marxista, colocando no centro do debate uma crítica da cultura.
No texto Sociologia da Cultura (aula 3), o autor apresenta uma breve explicação sobre o conceito de sociologia da cultura como o estudo das práticas e produções culturais, a partir da análise social de instituições e formações especificamente culturais e o estudo das relações concretas entre estas e os meios materiais de produção cultural, além das formas culturais concretas (Estudos Culturais).
Estudos de interesse: instituições, conteúdo e efeitos.
A tradição alternativa: estudo das condições sociais, elementos sociais e relações sociais da obra de arte, formas e ideologia.
A Sociologia da Cultura preocupa-se com: os processos sociais de toda produção cultural; as instituições e as formações da produção cultural; as relações sociais de seus meios específicos de produção; os modos pelos quais, dentro da vida social, a cultura e a produção cultural são identificadas e discriminadas; determinadas formas artísticas; os processos de reprodução social e cultural; e problemas gerais e específicos da organização cultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário