segunda-feira, 3 de março de 2008

Seminário Cultura e Comunicação

Trata-se de uma disciplina eletiva, aberta às três habilitações do curso de Comunicação Social da UFRGS. Contempla uma abordagem interdisciplinar de questões teóricas vinculando Comunicação e Cultura, em diversas dimensões e/ou especificidades. A linha central de discussão engloba os usos da cultura na contemporaneidade. Estes usos serão analisados justamente nas interfaces da comunicação e de práticas socioculturais, visualizando a participação da mídia nestes processos. Teoricamente, serão trabalhados conceitos básicos sobre cultura provenientes das Humanidades e a apropriação dos mesmos pelos estudos do Campo da Comunicação. Códigos e regras estabelecidos através das práticas socioculturais e sua presença nos diferentes textos midiáticos serão explorados nas atividades práticas e de debate.

Os principais eixos do Seminário são:
1. Definições de conceitos básicos sobre Cultura;
2. Usos da Cultura e a Comunicação;
3. Análise de práticas socioculturais no universo da Cultura Popular (música, funk, grafite, cinema);
4. A mídia e os processos socioculturais (Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas).

O Seminário Cultura e Comunicação tem 17 encontros, totalizando 2 créditos, e funcionará semanalmente nas manhãs de quarta-feira (10h30/12h10), sendo ministrado por Márcia Anselmo (Mestranda PPGCOM/UFRGS) e Reges Schwaab (Doutorando PPGCOM/UFRGS), sob supervisão da professora Karla Müller, responsável pela disciplina.


Bibliografia Básica:
CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. 2ª ed. Bauru: Edusc, 2002.
HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. In: Educação & Realidade. Open University: V. 22, n. 2, 1997.
THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 1995.
YÚDICE, George. A conveniência da cultura: usos da cultura na era global. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.


Bibliografia Complementar:
ALLENDE, Isabel. Meu país inventado. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
BAUMAN, Zygmunt. Tempos líquidos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2007.
BAUMAN, Zygmunt. Vida líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2007.
BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.
BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
BERGER, Peter L., LUCKMANN, Thomas. A Construção Social da Realidade. 21ª ed. Petrópolis, Vozes, 1985.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
BOURDIEU, Pierre; EAGLETON, Terry. A doxa e a vida cotidiana: uma entrevista. In: ZIZEK, Slavoj. Um mapa da ideologia. (org.). Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
CASTRO, Celso (org.). Antropologia Cultural - Franz Boas. 2ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Arte de fazer. 5ª ed. Petrópolis, Vozes, 1994.
FRIDMAN, Luis Carlos. A sociedade das imagens e a nova vida das mercadorias. In: FRIDMAN, Luis Carlos. Vertigens pós-modernas. Configurações institucionais contemporâneas. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000. (23-53)
GARCIA CANCLINI, Nestor. Diferentes, desiguais e desconectados: mapas da interculturalidade. - 2. ed. – Rio de Janeiro:Editora da UFRJ, 2007.
GARCIA CANCLINI, Nestor. Consumidores e Cidadãos; conflitos multiculturais da globalização. Tradução: Maurício Santana Dias. 5 ed. Rio de Janeiro: UFRGJ, 2005.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro, LTC, 1989.
GOFFMAN, Erving. A Representação do Eu na vida cotidiana. 9ª. Ed. Petrópolis: Vozes, 1985.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro, DP&A, 1999.
IANNI, Octavio. A era do globalismo. 4 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. Globalização e diversidade (9-32).
ORTIZ, Renato. Mundialização e Cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
SANTAELLA, Lúcia. Culturas e Artes do Pós-humano. Da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003. (51-60).
THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 1998.
XINRAN. As boas mulheres da China: vozes ocultas. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

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